segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E tECNOLOGIA 2011-ATIVIDADES

Experimentos sobre a Qualidade da Água na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011.

Participando mais uma vez da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre 17 e 21 de outubro, o Museu de Ciências da Terra compartilhou de proposta mundial para mapear a qualidade da água no planeta.
Alinhando o tema proposto para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, à comemoração do Ano Internacional da Química e ao tema no Brasil “Química para um Mundo Melhor”, a coordenação da SNCT lançou o experimento pH do Planeta. Todas as instituições científicas e educativas interessadas em participar dispuseram de um kit para aferição do pH da água, com o compromisso de alimentarem um banco de dados mundial a partir dos índices encontrados nas amostras examinadas pelos alunos envolvidos.
O Museu de Ciências da Terra fez sua parte nessa iniciativa mundial. Engajando alunos de escolas convidadas, foram realizadas oficinas durante a semana de 17 a 21 de outubro, utilizando os kits obtidos junto à coordenação da SNCT. Os alunos foram orientados a coletar amostras de águas, que foram trazidas e avaliadas por eles próprios, com a coordenação de profissionais do Museu de Ciências da Terra e apoio da Associação de Amigos do Museu. Compareceram alunos de várias séries escolares, entre 5 e 15 anos de idade, que absorveram a experiência por diversos enfoques diferentes, de acordo com o grau de conhecimento já trazido da sala de aula. Até os menorezinhos se envolveram com a colorida experiência, encantados com a transformação das tonalidades da água, a partir da reação com os indicadores de pH utilizados.
Assim, além de incentivar a experimentação científica pelos alunos, o Museu de Ciências da Terra arregimentou colaboradores e, quem sabe, futuros cientistas, a participarem de uma ação mundial em prol do planeta Terra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!