segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO RECEBEM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE FÓSSEIS DA BACIA DO ARARIPE NO MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA - DNPM

No dia 17 de novembro de 2011, no Salão Nobre da CPRM (Urca - Rio de Janeiro), foi realizada a entrega das coleções didáticas de fósseis da Chapada do Araripe para as escolas do Estado do Rio de Janeiro.
O evento contou com a participação dos diretores e representantes das escolas contempladas, do Chefe de Divisão de Museu de Ciências da Terra, Diogenes de Almeida Campos, das Paleontólogas Irma Tie Yamamoto e Marcia Aparecida dos Reis Polck e da responsável pelo Setor da Educação do Museu de Ciências da Terra, Maria Tereza Reis Duque. Por motivo de força maior, o Superintendente do DNPM no Estado do Rio de Janeiro, Jadiel Pires Nogueira da Silva, não pode comparecer no dia.
Durante o evento foram entregues 19 coleções didáticas para as escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas do Rio de Janeiro.
A coleção didática de fósseis da Chapada do Araripe é um projeto elaborado e executado pelo DNPM que visa divulgar o patrimônio paleontológico nacional e assim contribuir na valorização e preservação dos fósseis. Por questões logísticas, apenas os estados do Ceará e Rio de Janeiro possuem o material fóssil para distribuição às escolas.
A coleção contém cerca de cinco exemplares fósseis, maioria de peixes, provenientes do Estado do Ceará, Chapada do Araripe, na unidade geológica da Formação Santana do Período Cretáceo (110 a 115 milhões de anos), além de material explicativo. É um excelente material didático para que professores possam utilizar como apoio em sala aula, palestras, feiras de ciência e quaisquer outras atividades educacionais.

Durante o evento foi exibido documentário sobre a Chapada do Araripe.


O Paleontólogo Diogenes de Almeida Campos explica os fósseis da Chapada do Araripe.


 Diretores das escolas públicas assinam os Termos de Cessão de uso de espécimes fósseis.

A Paleontóloga Irma Yamamoto e a responsável pelo Setor de Educação Maria Tereza Duque entregam as coleções didáticas de fósseis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem vindo!